A Global Parques

Sobre a Global Parques

A aicep Global Parques, empresa cujo capital é detido maioritariamente pela aicep Portugal Global, é especialista na gestão de parques industriais e em soluções de localização empresarial.

O seu focus é garantir condições de captação e acompanhamento da instalação de projetos de investimento nacional e estrangeiro.

História

A aicep Global Parques é uma organização cuja história aglutina o somatório de várias experiências empresariais, algumas com décadas de desenvolvimento, corporizando hoje um valioso conjunto de vivências e conhecimentos ao serviço de uma bem-sucedida missão de atração de investimento e criação de riqueza para o País.

Década de 1970

1971

Criação do Gabinete do Plano de Desenvolvimento da Área de Sines – GAS, cujos grandes objetivos eram, à partida, lançar uma área de implantação industrial concentrada, como forma de fomentar a expansão industrial e, consequentemente, o progresso económico nacional, assegurando-se um melhor ordenamento do território.

1973

Construção das primeiras infraestruturas da Área de Sines.

Década de 1980

1980

Até à data, foram lançadas centenas de empreitadas, destacando-se as referentes às instalações portuárias, transportes e comunicações, habitação e saneamento básico.

1986

Extinção do GAS. Passou a ficar afeto ao Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) todo o património relacionado com os projetos de indústria pesada existentes em Sines.

Década de 1990

1990

Criada a PGS – Sociedade de Promoção e Gestão de Áreas Industriais e Serviços, S.A. para gerir e dinamizar os projetos de Sines. Esta Sociedade teve a comparticipação do IAPMEI, do então Instituto de Participações do Estado (IPE) – posteriormente Investimentos e Participações Empresariais, da Administração do Porto de Sines (APS), da Câmara Municipal de Sines (CMS) e do Banco Nacional Ultramarino (BNU), hoje integrado na Caixa Geral de Depósitos (CGD).

1996

Constituição da Sodia2, S.A., no âmbito do processo de saída da Renault do capital da sociedade detentora e gestora da unidade industrial de fabricação automóvel em Setúbal.

Década de 2000

2003

Surgimento APIPARQUES - Gestão de Parques Empresariais, S.A., com esta denominação, para gestão de parques empresariais, bem como para a aquisição, infraestruturação, promoção, venda ou locação de espaços destinados à implantação física de empresas e entidades não empresariais, nomeadamente das que realizem investimentos que estejam no âmbito da Agência Portuguesa para o Investimento, E.P.E..

2004

Fusão da APIParques, da Sodia2 e da PGS – Sociedade de Promoção e Gestão de Áreas Industriais e Serviços, S.A.

2007

Fusão do seu acionista de referência – a Agência Portuguesa para o Investimento, EPE – com o ICEP, um processo que determinou o alargamento da missão da nova entidade saída da fusão – a aicep Portugal Global, EPE.

2007

Novas linhas de orientação estratégica. Investimento na adequação da oferta de produtos, com especial enfoque para a Zona Industrial e Logística de Sines e pelo aprofundamento do plano organizacional, com a criação da Direção de Marketing e a qualificação de recursos humanos.

2008 - 2009

Confirma-se o progresso dos projetos programados para a ZILS e para o BlueBiz.

2008 - 2009

Atesta-se o sucesso de uma política de diversificação de atividades ilustrada pelos novos produtos: o Global Find e o Global Force.

Década de 2010

2016

Três soluções de localização empresarial de excelência no país: a Zils Global Parques - Zona Industrial e Logística de Sines, em Sines, o BlueBiz Global Parques - Parque Empresarial da Península de Setúbal, em Setúbal e o Albiz Global Parques - Parque Empresarial de Albarraque, concelho de Sintra.

Valores

Francisco Mendes Palma - CEO
Francisco Mendes Palma - CEO

Os nossos valores assentam na melhoria contínua da nossa ação no sentido do reforço da excelência da empresa:

  • Moderna, eficiente e orientada para o cliente;
  • Sustentada na contínua qualificação dos seus colaboradores;
  • Institucionalmente articulada com parceiros públicos e privados;
  • Financeiramente sustentável;
  • Socialmente responsável;
  • Publicamente reconhecida na sua esfera de atuação.

Missão

A nossa missão é oferecer soluções globais de localização empresarial, em especial para responder à ação do nosso acionista de referência – a aicep Portugal Global.

Também nos dedicamos à prestação de serviços de procurement para a instalação de atividades empresariais no território nacional e apoiar a instalação de empresas através dos nossos serviços: Global Find e Global Force.

Mensagem do Presidente

“Desenvolvemos a nossa ação promovendo e estabelecendo parcerias com um vasto conjunto de entidades – internacionais, nacionais e regionais. Acreditamos que a complementaridade garante uma oferta mais competitiva e, assim, o principal da nossa missão: a fixação de investimentos nas nossas infraestruturas.”

Francisco Mendes Palma (CEO)

Visão

A aicep Global Parques procura ser reconhecida como a empresa/parceira nacional de referência no apoio a estratégias e ações de localização empresarial.

Certidão Permanente

Introduza o número 4867-0002-3618 e consulte a Certidão Permanente da aicep Global Parques.

  • aGPOnline